Quando trazemos um pet para casa, nosso maior desejo é que ele viva muitos anos ao nosso lado, saudável, ativo e feliz. Para isso, além de uma alimentação adequada e muito carinho, a vacinação é uma das medidas mais importantes. Neste post, vamos explicar por que vacinar seu cão ou gato é tão essencial, quais são as vacinas recomendadas e quando aplicá-las.
Por que vacinar seu pet?
As vacinas protegem os animais contra doenças graves e muitas vezes fatais. Além disso, ajudam a impedir que essas doenças se espalhem para outros pets e até para humanos, no caso das chamadas zoonoses (como a raiva). Vacinar é um ato de responsabilidade e amor que garante não só a saúde do seu amigo peludo, mas também de todos à sua volta
Vacinas para Cães
1. Vacinas Essenciais (Obrigatórias):
V8 ou V10: Protegem contra diversas doenças como cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, leptospirose, coronavirose e adenovirose. Essas vacinas múltiplas formam a base da imunização dos cães.
Raiva: É obrigatória por lei em muitas regiões. A raiva é uma doença fatal e transmissível ao ser humano; a vacinação é a única forma de prevenção.
2.Vacinas Opcionais (Recomendadas):
Gripe Canina (tosse dos canis):Ideal para cães que convivem com outros animais ou frequentam pet shops, hotéis ou creches.
Giárdia: Previne contra um parasita intestinal que causa diarreias persistentes.
Leishmaniose: Indicada para cães que vivem ou viajam para regiões com casos da doença.
Esquema de Vacinação:
Início: a partir de 6 a 8 semanas de idade
Reforços: a cada 3 a 4 semanas até os 4 meses de idade
Reforço anual após a primeira série de doses
Vacinas para Gatos
1. Vacinas Essenciais:
Múltiplas (V3, V4 ou V5): Protegem contra doenças como panleucopenia felina, rinotraqueíte viral felina, calicivirose, clamidiose e leucemia felina (dependendo da versão da vacina).
Raiva: Assim como nos cães, a vacina antirrábica também é obrigatória para os gatos.
Esquema de Vacinação:
Início: por volta de 8 semanas de idade
Reforços: duas a três doses com intervalo de 21 a 30 dias
Reforço anual
Cuidados Antes e Depois da Vacinação
Sempre leve o pet saudável ao veterinário para vacinar. Se ele estiver com febre, vômitos ou diarreia, aguarde a recuperação.
Após a vacina, é comum que o animal fique mais quietinho por algumas horas ou apresente um leve inchaço no local da aplicação.
Evite banhos, passeios e situações estressantes no dia da vacinação.
Em caso de reações mais fortes, como vômito intenso ou falta de ar, leve o pet ao veterinário imediatamente.
Vacinar é um gesto de carinho
Cuidar da imunização do seu cão ou gato é uma forma concreta de demonstrar amor e garantir a saúde dele — e de todos ao redor. Mantenha sempre a carteirinha de vacinação em dia e converse com um médico veterinário de confiança em caso de dúvidas.
Seu melhor amigo merece essa proteção!